Ação Solidária do IFMT entregou doações para Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência

Publicado por: Reitoria / 19 de Dezembro de 2016 às 15:59

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio de sua Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DSGP) realizou neste mês de dezembro uma campanha de arrecadação de produtos de higiene visando doação para a Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, localizada em Cuiabá.

A DGSP recebeu doações durante todo o mês, vindas de servidores do IFMT, familiares e amigos. Os produtos foram entregues no dia 16 de dezembro, na sede da Casa. Segundo Bianca Tavares Rangel Moreira, psicóloga da Reitoria do IFMT, a Casa foi escolhida como destino por não ser muito lembrada para receber tais doações. "Entramos em contato e verificamos a necessidade que as assistidas quanto a itens de higiente pessoal, pois são vítimas de violência doméstica, muitas vezes fogem do convívio de seus agressores não levando nada consigo", destacou.

A assistente social da Reitoria do IFMT, Crisanvania Luiz Gomes, destacou a participação e agradeceu aos servidores que se empenharam na campanha. "Agradecemos toda a participação pois, apesar das doações aumentarem nesta época do ano, aumentam também as agressões contra mulheres; por isso todas doações foram bem-vindas, com adesão dos servidores da Reitoria a uma campanha que alcançou até nossos campi, mostrando solidariedade na época de Natal, sempre momento de reflexão para nossa sociedade", destacou a assistente social.

A Casa, instalada pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano Social (SMASDH), sendo uma referência para Mato Grosso no acolhimento a mulheres em situação de risco. A unidade está instalada há quase dez anos na capital e presta um importante auxílio de reabilitação psicológica para aquelas que denunciaram agressões. Em um ambiente construído para ofertar segurança, assistência social, atendimento psicológico, acompanhamento jurídico, transporte escolar, ao longo de uma década, a Casa já prestou auxílio a 2.405 pessoas (deste total 976 mulheres e 1.429 crianças). No total, a casa disponibiliza 45 vagas para acolhimento.