Capacitações de servidores e servidoras, realizadas nesta semana, reafirmam o compromisso
do IFMT com inovação, gestão e qualidade no ensino
Entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio de sua Escola de Formação (Esfor), promoveu uma série de ações voltadas à capacitação de servidores e servidoras de diferentes áreas de atuação. Entre as atividades realizadas, destacaram-se o “VI Curso de Formação para a Comissão Permanente de Heteroidentificação do IFMT”, a conclusão do 3º módulo do curso de Formação de Lideranças Femininas – turma 2025, além do encerramento dos cursos “Formação de Lideranças Femininas – turma 2024” e “Noções Básicas de Auditoria Financeira nas IFES”.
Com exceção do curso de Noções Básicas de Auditoria Financeira nas IFES, que contou também com a participação de servidores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), todas as demais formações foram voltadas exclusivamente para servidores e servidoras do IFMT.
Turmas do curso de Formação de Lideranças Femininas avançam em suas jornadas
Nesta semana foi concluído o curso de Formação de Lideranças Femininas – turma inaugural (2024). As participantes foram selecionadas por meio do Edital nº 42/2024 — que disponibilizou uma vaga por unidade — e ingressaram na formação, desenvolvida pela Comissão Permanente de Participação Feminina “Elas no IFMT”. O programa tem como foco fortalecer e preparar servidoras de todas as unidades do IFMT (campi e Reitoria) para assumirem cargos de gestão.
Com carga horária total de 100 horas, o encerramento da turma de 2024 aconteceu de forma especial: uma imersão em Brasília (DF), com atividades no Ministério da Educação (MEC), no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.
Prevista no Edital nº 42/2024, a formação foi estruturada em etapas presenciais, realizadas em Cuiabá (MT), e em atividades a distância. O conteúdo incluiu estudos sobre gestão da comunicação, liderança e gestão de equipes, planejamento estratégico, orçamentário e financeiro, empreendedorismo e educação profissional e tecnológica.
Paralelamente, na Reitoria do IFMT, em Cuiabá, ocorreu a conclusão do 3º módulo da turma de 2025 (Edital nº 53/2025). Assim como a primeira, essa turma possui carga horária de 100 horas, distribuídas entre encontros presenciais na capital e atividades a distância. Neste módulo, foram trabalhados os seguintes temas:
- Captação de recursos, ministrada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMT, Regina Olea;
- Planejamento e organização do trabalho, ministrada pela diretora-geral do Campus Barra do Garças, Renata Lopes.
Iniciada em junho deste ano, a formação da turma de 2025 caminha para a etapa final, que também inclui uma imersão em Brasília. Trata-se de mais um passo importante para ampliar a participação feminina nos espaços de gestão e fortalecer a capacitação de lideranças na instituição. Atualmente, das cinco pró-reitorias do IFMT, quatro são lideradas por mulheres, evidenciando a relevância desta ação.
Auditoria financeira e heteroidentificação em pauta no IFMT
Ainda na última semana de setembro, foram realizados outros cursos de capacitação, entre eles o “VI Curso de Formação para a Comissão Permanente de Heteroidentificação do IFMT” e o de “Noções Básicas de Auditoria Financeira nas IFES”. Ambos foram gratuitos e têm encerramento previsto para sexta-feira, 26 de setembro.
O curso de Noções Básicas de Auditoria Financeira nas IFES teve carga horária de 32 horas e a participação de 32 servidores: 22 do IFMT, 5 da UFMT e 5 da UFR. Seu objetivo foi capacitar integrantes das Unidades de Auditoria Interna Governamental das três instituições, bem como servidores responsáveis pela execução da contabilidade nos campi do IFMT. A proposta foi oferecer subsídios para compreender pontos sensíveis da contabilidade no serviço público e aprimorar os controles internos das contas contábeis.
A formação foi ministrada por Vinicius Alves dos Santos Pereira, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) e, atualmente, chefe de divisão na Diretoria de Estatais da CGU. A integração entre servidores da rede federal de ensino busca enfrentar desafios comuns vivenciados pelas equipes de auditoria.
Já o VI Curso de Formação para a Comissão Permanente de Heteroidentificação do IFMT contou com mais de 140 inscritos. Realizado totalmente a distância, o curso teve carga horária de 20 horas e cinco ministrantes, direcionando-se especialmente a membros da comissão permanente de bancas de heteroidentificação da instituição.
A proposta foi capacitar os participantes para atuarem nas bancas do IFMT, abordando os aspectos legais, operacionais e humanos envolvidos no processo, garantindo a aplicação das políticas públicas de forma ética, responsável e organizada. A programação incluiu palestras, estudos de legislações e resoluções do IFMT, além da disponibilização de materiais de apoio e formulários para esclarecimento de dúvidas sobre os processos institucionais.
Com iniciativas como essas, o IFMT reforça seu compromisso em investir continuamente na formação e valorização de seus servidores. Fortalece a gestão institucional e amplia os impactos positivos na educação pública.
Texto: Andrey Bonfim - Estagiário de Jornalismo - RTR
Revisão: Thiago Almeida - Jornalista - RTR
