Alunos do Curso de Metodologias Ativas buscam inovar nas práticas pedagógicas

Publicado por: Reitoria / 16 de Fevereiro de 2023 às 17:09

Pensado para atender a docentes e equipes multiprofissionais da instituição, o curso de Metodologias Ativas, ministrado pela Drª Fabiana da Silva, da Unemat Campus Cáceres contou com a participação de cerca de 100 servidores.

Realizado nesta quarta (15), o curso é uma iniciativa da Escola de Formação do IFMT, visando contribuir com o desenvolvimento profissional dos servidores, explicou a coordenadora Érica Pacheco.

“A expectativa é que o curso possa ser uma opção para a construção de aulas mais dinâmicas e estudantes mais criativos, engajados e protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.”

Palestrante e Formadora em Desenvolvimento Docente, Metodologias Ativas de Ensino e Práticas Colaborativas na Atuação Interprofissional, a professora Fabiana classificou como vital a busca por inovação nas práticas pedagógicas.

“Na modalidade remota tivemos adesão de muitos docentes, permanência até o final e, principalmente, participação. Permaneço à disposição do IFMT, uma instituição que tenho admiração pelo cuidado por um ensino de qualidade. Inovar as nossas práticas pedagógicas nos renova nessa jornada,” ensinou.

Paula Dias Guimarães, técnica em assuntos educacionais do campus avançado Tangará da Serra listou alguns resultados alcançados que planeja aplicar em sua rotina de trabalho.

“Conhecer mais sobre novos métodos de ensino-aprendizagem e ver na prática como exercer uma docência mais dinâmica, interativa e participativa, nos proporcionou um momento de grande enriquecimento profissional e que, certamente, levaremos para a práxis em sala de aula."

Já Leandro Dias Curvo, docente do campus Avançado Diamantino, considerou um diferencial do curso a orientação de como aplicar, na prática, as metodologias explicadas na parte introdutória.

“É importante também que nós, professores, compreendamos que esta abordagem não precisa ser implementada de uma só vez e em todo o conteúdo, e que podemos experimentar, aos poucos, novas metodologias, avaliando aquelas que melhor se adaptam a cada realidade," opinou.

Marcadores: ifmt_1