início do conteúdo

Retribuição por Titulação mediante Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)

 

Definição:

O RSC é o processo de seleção pelo qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidas a partir da experiência individual e profissional do docente, bem como no exercício das atividades realizadas no âmbito acadêmico.

O RSC permite a percepção de Retribuição por Titulação equivalente à Especialização, Mestrado e Doutorado, sem o referido título.

O RSC será analisado apenas para fins da Retribuição por Titulação (RT) e em nenhuma hipótese poderá ser utilizado no cumprimento de requisitos para promoção funcional.


Requisitos básicos:

1. Obtenção de títulos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado)

2. Descrição da atuação docente em: a. Ensino; b. Pesquisa; c. Extensão. 

3. Indicação e descrição de produção acadêmica, técnico-científica, literária e/ou artística; 

4. Indicação e descrição de atividades de administração; 

5. Indicação de títulos, homenagens, prêmios e/ou aprovação em concursos;

 

Informações Complementares:

A CGGP irá disponibilizar equipamento para o servidor digitalizar a documentação comprobatória e, após a conferência com os originais, inseri-la no SUAP

- A digitalização deverá ser realizada no formato Portable Document Format - PDF/A, pesquisável, em tons de cinza, com resolução mínima de 300 dpi, escala 1x1, contemplando o reconhecimento de caracteres de texto nas imagens (OCR) e compactação sem perdas.

- Para facilitar a avaliação, os documentos poderão ser divididos conforme Formulários de Pontuação (RSC I, RSC II e RSC III - Anexos II, III e IV da Resolução 28/2014).

- Anterior a documentação, deverá constar o formulário de pontuação (Anexos II, III e IV da Resolução 25/2014, conforme RSC pleiteado).

- A inclusão levará o “Tipo do Conferência: Documento Original”.

- Ao incluir a documentação e assinar no SUAP, o servidor da CGGP estará reconhecendo a autenticidade dos documentos, não sendo necessária uma nova conferência/autenticação.

- No caso de documentação acima de 10kb, o documento deverá ser dividido e no detalhamento do anexo constar a sequência (Parte I, Parte II …)


Legislação:

Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012;

Portaria MEC Nº 491, de 10 de junho de 2013  - Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC)

Resolução Nº 028, de 30 de junho de 2014

Procedimentos e Trâmites:

Relatório RSC

Fluxograma do Processo :

Revisado em 27/06/2022.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT