Nesta segunda-feira (30/10), um chá com bolo no auditório da reitoria, encerrou a campanha Outubro Rosa no IFMT, com a entrega de lenços arrecadados ao longo do mês e que serão doados a pacientes de instituições de combate à doença. Intitulada “Solidariedade com charme”, a iniciativa buscou, de uma maneira diferente, sensibilizar sobre os riscos e a prevenção do câncer de mama.
Para o reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, a campanha teve um saldo positivo, na medida em que os servidores abraçam uma causa tão nobre, discutem com os seus pares e, principalmente, vislumbram ações que possam ajudar o próximo. “Não só o Outubro Rosa, como o Novembro Azul são campanhas que já entram nas agendas dos servidores da instituição com o intuito de auxiliar o próximo e também a nós mesmos, com informação e orientação”, avaliou o reitor.
A enfermeira do Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalho (NSSQVT/IFMT), Karla Beatriz Barros de Almeida, realizou uma espécie de tira-dúvidas virtual, com perguntas a respeito do câncer de mama aos presentes, por meio do site do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). De 12 questões o auditório acertou onze. Depois, ela falou sobre a adesão dos servidores. “Vejo os resultados desta campanha como positivos pelas informações disseminadas e, principalmente, pelo envolvimento e a participação de todos”, considerou enfermeira.